A portaria virtual substitui a portaria convencional, aquela com a presença de um porteiro dentro do condomínio. Todo o monitoramento é feito a distância de forma remota por meio de câmeras de segurança que operam 24h por dia, por meio de softwares específicos que tem seu principal papel eliminar os riscos de falhas humanas.
Diretamente de uma central de atendimento segura, uma equipe especializada coordena todos os acessos de quem entra e quem sai, seja morador, visitante, prestadores de serviços e entregadores de Deliverys e ou encomendas em geral.
• Morador Pedestre: pode acessar o condomínio, por impressão digital (BIOMETRIA), por meio de um cartão de aproximação magnético (TAG)
• Morador de veículo: fará o acesso com seu controle remoto vinculado diretamente aquele determinado carro, acionando o botão referente ao portão, aguardará o fechamento automático do mesmo e em seguida repetirá o procedimento no outro portão caso tenha eclusa.
• Visitante ou prestadores de serviços: depois de falar com a central de atendimento, deve-se aguardar a autorização do morador para entrar no prédio. O contato pode ser feito por interfone, pelo celular ou até mesmo por meio de um aplicativo.
Após a comunicação estabelecida com o morador, o acesso da visita ou do prestador de serviços é autorizado e o portão é aberto de forma totalmente remota. Com o monitoramento 24h, a gravação de áudios e vídeos também acontece sem pausas. Para que esse tipo de portaria funcione, o Condomínio precisará investir em alguns equipamentos e serviços:
• Câmeras de segurança que transmitem imagem e som via internet;
• Boa conexão de internet para usar os dados em tempo real e agilizar o atendimento;
• Backup de imagens na nuvem;
• Sistema de identificação por biometria, cartões magnéticos (TAG / CONTROLES / APP).
• Abertura e fechamento de portões de forma remota;
• Geradores e nobreaks para garantir o bom funcionamento dos portões em caso de falta de energia;
• Cerca elétrica para cobrir todo o perímetro do condomínio.
A inovação sempre traz mudanças e novas responsabilidades. Migrar de uma portaria tradicional para uma remota vai exigir o comprometimento dos moradores com a nova rotina do condomínio e os novos procedimentos de segurança. Porém quando falamos de mudanças automaticamente em nossas cabeças gera uma sensação de desconforto, mas com a nossa expertise no ramo, fazemos com que este impacto seja o menor possível.
O primeiro impacto será na forma de receber visitas, que passará a contar com a ajuda da tecnologia. Pediu uma pizza? Está esperando um prestador de serviços para alguma manutenção no seu apartamento? Vai receber a visita de um amigo ou de um parente?
A entrada de todos os visitantes no condomínio será validada com os moradores através da central de atendimento. O acesso só será liberado depois disso, tudo de forma rápida e segura. Todas as ligações para as finalidades elencadas acima serão gravadas e armazenadas.
Se estiver planejando uma festa, vale preparar uma listinha dos convidados para facilitar o acesso e não precisar confirmar a chegada de cada pessoa o tempo todo. Deve-se deixar a portaria virtual avisada com antecedência para evitar imprevistos.
O primeiro impacto será na forma de receber visitas, que passará a contar com a ajuda da tecnologia. Pediu uma pizza? Está esperando um prestador de serviços para alguma manutenção no seu apartamento? Vai receber a visita de um amigo ou de um parente?
A entrada de todos os visitantes no condomínio será validada com os moradores através da central de atendimento. O acesso só será liberado depois disso, tudo de forma rápida e segura. Todas as ligações para as finalidades elencadas acima serão gravadas e armazenadas.
Para quem está acostumado com a portaria tradicional e tem o hábito de sempre conversar com o porteiro e fazem questão do famoso OBA-OBA, sentirá um pouco a diferença. Afinal, no novo modelo, não haverá apenas uma pessoa na portaria do prédio, e sim uma equipe inteira à disposição. Porém de forma remota.
Todo o atendimento é feito de forma remota por um grupo de pessoas que atendem a outros condomínios também por meio de uma central de monitoramento, supervisionados 24h por dia.
É necessário a presença de um zelador no condomínio, cartas e encomendas serão recebidas por ele, caso contrário, a responsabilidade será do próprio morador. Como isso é tratado? Ao chegar uma entrega para uma determinada unidade, entraremos em contato diretamente com o zelador e o mesmo se encarregará no repasse para o condômino, porém isso pode ser moldado de forma customizada de condomínio para condomínio.
Também caberá aos moradores não permitir a entrada de outros veículos ou pessoas durante seu acesso, sem identificação prévia, além sempre se certificar e manter portas e portões sempre fechados. Pelo bem-estar de todos, a segurança passará a ser de interesse coletivo.
Antes de implementar a portaria remota é fundamental que todos os moradores se familiarizem com o novo sistema. Certifique-se de que a vontade de adotar a tecnologia seja definida em conjunto em uma reunião com o síndico, pois a portaria virtual se faz através da junção entre bons equipamentos e bons funcionários de atendimento.
Quando todos estiverem de acordo, vale promover treinamentos e palestras principalmente para os condôminos que estiverem menos ambientados com meios tecnológicos.
Quando se fala em portaria virtual, fala-se também em redução de custos e menos burocracia com folhas de pagamento ou demais encargos trabalhistas, livrando o condomínio das famosas ações na justiça. A estimativa é de uma economia de até 40%, o equivalente a R$120.000,00 em gastos anuais com portaria. Porém este dado pode ser diferente de acordo com a quantidade de unidades que o condomínio possui. Faremos uma análise de estimativa de redução após a aprovação de nossa solução em assembléia
Isso, sem mencionar a preocupação constante com eventuais atrasos, faltas ou greves, que por vezes afetam uma portaria comum e qualquer outro atendimento presencial.